Nas redes!

Destaque Inspirações Madrinhas

Sou madrinha, e agora?

Ser madrinha de casamento é uma grande honra e também uma responsabilidade. Você será ainda mais o ombro amigo da noiva nos assuntos da organização do casamento e depois na vida de casada, que assim como toda nova etapa é um desafio.

Pensando nisso, reuni algumas dicas de como ser uma madrinha de casamento organizada e participativa neste período pré-casamento.

Como ajudar?

Toda ajuda depende do perfil da noiva, algumas vão delegar tudo para cerimonialistas e não se preocupam muito em se envolver em detalhes; algumas querem a companhia apenas da mãe e irmãs nas decisões; e algumas querem que as madrinhas participe de alguns momentos e se envolva na organização.

Por isso, converse com a sua amiga-noiva sobre qual a expectativa dela quanto a sua participação, para evitar decepções ou intromissões. É o que eu sempre chamo de alinhamento de expectativas, assim fica claro o que uma espera da outra. E se ela ficar em dúvida se precisa de ajuda, acredite, é porque vai precisar.

Outras madrinhas

Geralmente as madrinhas não se conhecem, ou se conhecem em pequenos grupos do colégio, da faculdade, da vida, etc.

Tente saber quem são as madrinhas, veja quem dá mais abertura para um bate-papo para poder organizar o chá ou até trocar uma ideia sobre a roupa. Reúna um grupo no Whatsapp para que possam trocar ideias e organizar o chá ou idas em lojas de roupa.

Outra dica boa é criar os eventos (reuniões, encontros, etc) no google agenda e gerar o convite para os compromissos, assim ninguém se perde no dia e horário.

Se organize

Isto pode soar óbvio, mas é bom alertar. A noiva espera que você escute os horários dos compromisso e os cumpra, se for se atrasar avise outra madrinha para ir acalmando a noiva, se necessário.

Evite passar o problema do seu vestido, da sua maquiagem ou do seu carro enguiçado para a noiva. Quanto mais perto do casamento mais nervosa ela costuma ficar.

Neste período pré-casamento e no dia do casamento a atenção é para a noiva.

Chá de lingerie ou casa nova

Eu acredito que este item é bem importante alinhar as expectativas com a noiva. Saber se ela quer completa surpresa ou algo mais dentro de um sonho que ela tenha. E claro, saber se ela vai querer lingerie ou itens para casa.

Eu publiquei aqui e aqui algumas brincadeiras para chá de lingerie e chá de panela.

O Grande Dia

A noiva geralmente gosta de se arrumar com as madrinhas, com a mãe e a sogra. Ajude a tornar este momento em algo leve e cheio de amor. Organize com a noiva ou com o local onde irão se arrumar alguns quitutes para não ficarem de estômago vazio e também um espumante para um brinde antes da grande saída.

Dicas de ouro: 

  • Não duvide do clima, acredite até o final que o sol vai brilhar. Se alguém insistir no pessimismo converse com carinho explicando que a noiva não merece ficar nervosa.
  • Atrasos são normais, mas tente ficar atenta para que não vire um problema. Converse com a equipe de maquiagem e escute os conselhos de quem já fez muitas vezes este trabalho.
  • Não publique fotos dela pronta em nenhuma rede social, toda noiva deseja impressionar quando entra na cerimônia.
  • A noiva é a grande estrela, deixe ela brilhar.

Roupa

Geralmente a noiva comunica as madrinhas sobre alguma padronização ou preferência por cor. Algumas vezes ela pode querer todas iguais e então, juntas podem ir nas lojas para escolher os vestidos. Ou ela pode apenas definir a cor de cada madrinha ou a cor padrão.

Divida com ela e as demais madrinhas referências do Pinterest para ajudar na decisão.

Reuni alguns modelos para inspirar as madrinhas e noivas na hora da escolha.

Fotos: Franco Rossi | Marcelo Andrade | Marne Andreotti | William Nihues | Alexandre Tessler | Gustavo Franco | Helen Lisk Photography | Ideias Livres | John Barwood Photography | Olegs Samsonovs Photography | Studio Castillero